sábado, 11 de setembro de 2010

Le Cordon Bleu

Oi! Estão vendo essa torta linda?! Sabem quem fez? Euzinha! Peguei a receita no livro da Le Cordon Bleu, Todas as Técnicas Culinárias. Chique, não é?! Meu maridinho que me deu. O melhor é o nome da torta: Gâteau des Deux Pierre. Sou metida mesmo, digam se não sou?!
Se alguém quer se aventurar, segue a receita. Vale muito a pena, pois é uma delicia, já fiz três vezes.

Dicas: não fiz a calda de framboesa, pois não gosto. Mesmo assim, ficou ótima. Usei o licor Cointreau. Como não tenho forma de rocambole, usei uma forma com fundo removível. Também não tenho o aro de metal, cortei o bolo utilizando uma linha, isso mesmo, linha de costura.
Apesar das improvisação, a torta fez sucesso em todas as edições.

Gâteau des Deux Pierre
Pão-de-ló:
85g de farinha de trigo
40g de cacau em pó
4 ovos
125g de açúcar

Musse:
50g de açúcar
75ml de água
4 folhas de gelatina
250g de chocolate para cobertura
500ml de creme de leite integral, levemente batido

Cobertura:
175g de framboesa
50ml de licor de framboesa
Calda de açúcar feita com 50g de açúcar e 50ml de água
350g de chocolate de confeiteiro
Açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:

Pão-de-ló: peneire a farinha e o cacau. Bata as claras em neve. Adicione o açúcar aos poucos e bata sem parar até ficar liso. Misture as gemas e aos poucos misture os ingredientes secos. Asse em forma de rocambole untada e forrada com papel-manteiga, a 220°C, de 8 a 10 minutos, em seguida desenforme o bolo,com a crosta para cima, em uma grade de metal e deixe esfriar. Ponha o bolo com a crosta para baixo sobre uma folha de papel-manteiga polvilhada com açúcar, tire o papel-manteiga e corte dois discos, usando como referência um aro de metal para bolo de 23 cm. Macere as framboesas no licor.

Musse: ponha o açúcar e a água na caçarola e deixe ferver. Tire do fogo e misture a gelatina, adicione o chocolate e mexa até ficar liso. Misture¹/3 do creme de leite e, aos poucos, vá adicionando o resto.

Montagem: apóie o aro de metal de 23 cm sobre um cartão para bolo. Ponha um disco de pão-de-ló. Espalhe a musse por cima com colher e alise. Ponha o outro disco sobre a musse e pressione. Escorra o licor da framboesa e junte à calda de açúcar. Embeba o pão-de-ló com essa calda; espalhe a framboesa. Cubra com o restante da musse e alise. Deixe na geladeira para endurecer, por 1 hora. Esquente o aro da fôrma com maçarico ou com uma toalha quente; com cuidado, tire o anel e transfira o bolo para a travessa.

Um comentário:

  1. Nossaaaa deu água na boca!!! Poxa Bel mas explica como você fez pois acho que o maçarico é demais para mim!!
    Bjs Taís

    ResponderExcluir