quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Amante da Gastronomia

Quem ainda não assistiu ao filme Julie & Julia? Se você é uma dessas pessoas assista! O filme é uma comédia e foi dirigido por Nora Ephron. Baseado na autobiografia de My Life in France, retrata a vida de Julia Child, autora de livros de culinária e apresentadora de televisão norte-americana, e a tentativa de Julie Powell (Amy Adams) de cozinhar todas as 524 receitas de

Julia Child (Meryl Streep)

do livro Mastering the Art of French Cooking. Mas o filme não trata apenas do desafio de cozinhar as 524 receitas, mas sim do desafio de mudança, da busca de alternativas. Ele intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço, estão ambas perdidas... até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível. Gostei tanto de Julie & Julia que comprei o livro que deu origem ao filme. Empolgada com a história do livro/filme, eu e meu marido começamos a comprar livros de culinária. Assim, testei algumas receitas, umas com sucesso outras nem tanto. Foi aí que resolvi entrar em um curso de Gastronomia. É, faço curso de Gastronomia com o Chef Rafael Sessenta, e o curso é de Chef Amador, que chique!!!! Quando meu cunhado soube pensou que fosse curso de astronomia, veja só, rsrsrs! Tenho doma e tudo, em outro post colocarei a foto da minha doma, ela é linda. Minha mãe que customizou ela. Bem, voltando ao filme gostei de várias receitas, mas a que mais fiquei interessada foi Boeuf Bourguignon, e vou confessar, testei e ficou maravilhoso. Vejam as fotos e fiquem com água na boca, rsrsrs!







Segue receita que peguei na Internet. Podem testar. Parece muito com picadinho. Não usei cogumelo porque não gosto. Em breve colocarei algumas de minhas invenções.
Boeuf Bourguignon

- 170g de bacon
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 quilo de carne em cubos de 5cm (usei 500g de músculo e 500g de lagarto)
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 1 colher de chá de sal
- ½ colher de chá de pimenta
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 xícaras de vinho tinto (Julia sugere um vinho encorpado e jovem, como um Chianti) -

2 a 3 xícaras de caldo de carne*
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
-
2 dentes de alho amassados
- 2 raminhos de tomilho
- uma folha de louro
- toucinho do bacon

Importante! Panela! Certifique-se que sua panela vai ao forno e tem tamanho suficiente para comportar todos os ingredientes da receita.
Remova o toucinho e corte o bacon em tirinhas de aproximadamente 0,5cm por 4cm. Coloque em uma panela com cerca de 1,5L de água e ferva tudo por 10 minutos. Escorra e deixe secar. Ligue o forno para que aqueça em temperatura média-alta (cerca de 230ºC).
Seque os cubos de carne em papel toalha, para que dourem facilmente. Frite o bacon (exceto o toucinho) no azeite e quando dourado retire com uma escumadeira e reserve. Deixe a gordura esquentar até quase fazer fumaça. Aos poucos, frite os cubos de carne na gordura do bacon, sem encher muito a panela para que dourem por igual, por todos os lados. Retire os cubos já dourados e reserve junto ao bacon frito.
Doure a cenoura cortada em rodelas e a cebola em fatias na mesma gordura. Descarte o excesso de gordura ao final. Volte a carne e o bacon à panela junto com os vegetais e tempere com sal e pimenta, salpique a farinha de trigo, misture e leve a panela ao forno, deixando a farinha dourar sobre a carne por 4 minutos ou mais. Retire do forno, mexa a carne e retorne a panela ao forno, deixando mais 4 minutos. Ao final, retire a panela e abaixe a temperatura do forno para 160ºC (fogo baixo).
Derrame na panela o vinho e o caldo de carne, cobrindo a carne. Adicione o extrato de tomate, os dentes de alho esmagados, as ervas e o toucinho. Leve à fervura na chama do fogão. Tampe a panela e transfira-a para o forno, deixe na grade mais baixa do forno, e regule o calor para que o líquido ferva apenas levemente. Deixe cozinhar por 2 e ½ a 3 horas, ou até que consiga espetar um garfo na carne com facilidade.
Enquanto a carne assa, prepare as Cebolas e Cogumelos Glaceados e reserve-os.
Quando a carne estiver macia, coe o conteúdo da panela fazendo com que o molho escorra em uma panela menor. Retorne a carne e o bacon à panela original e disponha as cebolas e cogumelos sobre eles.
Retire a gordura aparente do molho e leve ao fogo baixo, fervendo levemente por alguns minutos e retirando alguma gordura que venha a aparecer na superfície. Você deverá obter cerca de 2 xícaras e meia de molho, espesso o suficiente para cobrir o verso de uma colher. Se o molho ficar muito ralo, ferva-o por alguns minutos até reduzir e espessar. Já se estiver espesso demais, ajuste a consistência com um pouco de caldo de carne. Ajuste o tempero, controlando com cuidado o sal e a pimenta. Derrame o molho sobre os a carne e os vegetais. Até este ponto, a receita pode ser preparada na véspera.
Se for servir na hora: aqueça a panela por alguns minutos, umedecendo a carne e os vegetais com o molho. Sirva na própria panela do cozimento ou arranje em um prato, complementando com batatas, massa ou arroz. Se quiser, decore com salsinha.
Se for servir mais tarde: mantenha em geladeira depois de frio. Cerca de 20 minutos antes de servir, aqueça, tampe e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 10 minutos, umedecendo os vegetais e a carne com o molho.
*Prefira o caldo de carne caseiro. Ferva em fogo baixo por cerca de 2h ou mais uma cenoura, uma cebola e um talo de salsão com um pedaço de carne com osso e algumas ervas do seu gosto. Escorra, resfrie, retire o excesso de gordura e pronto.
Receita despojadamente traduzida e adaptada da original de Julia Child, Louisette Bertholle e Simone Beck, publicada no livro “Mastering the art of French Cooking”, publicado pela editora Alfred A. Knopf.

Cebolas e cogumelos glaceados

- 1 colher de sopa de manteiga

- 400 a 500g de cebolas nanicas para conserva, descascadas

- 1 xícara de vinho tinto

- cerca de 300g de cogumelos variados ou de sua preferência

- sal e pimenta-do-reino a gosto

Derreta a manteiga em uma frigideira grande ou panela rasa. Coloque as cebolas inteiras e cozinhe mexendo sempre até dourar. Derrame o vinho sobre as cebolas e deixe cozinhar até quase secar, por cerca de 20 minutos. Depois disto, junte os cogumelos e tampe a panela. Cozinhe até os cogumelos ficarem macios e o molho ficar levemente espesso. Tempere com sal e pimenta e posteriormente junte ao boeuf bourguignon.


2 comentários:

  1. oieeee, eu amei essse filmeeee

    beijo

    Grasi

    http://adoroolilas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei a caçarola de cerâmica. Faz tempo que quero uma...
    Bjos.

    ResponderExcluir