segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A PEDIDO

Estou com vergonha de ter ficado tanto tempo sem "postar" nada. Tentarei não fazer mais isso. Para recomeçar vou atender ao pedido feito pela leitora Márcia Cintra. Segue a receita da torta ao lado, que está no post O Combinado. A torta é maravilhosa. É uma receita francesa chamada Torta de Chocolate dos Reis.

Ingredientes:

Massa
50g de farinha de trigo
30g de cacau em pó
150g de açúcar
3 gotas de essência de baunilha
2 ovos inteiros
3 gemas
3 claras
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de licor (ä sua escolha)

Modo de preparar a massa: Peneirar a farinha de trigo e o cacau. Reservar. Bater as gemas e os ovos inteiros com metade do açúcar até esbranquiçar. Juntar a mistura de farinha de trigo e o cacau. Reservar. Bater as claras com uma pitada de sal e a outra metade do açúcar e incorporá-las delicadamente ä mistura das gemas. Forrar uma forma de fundo solto com papel manteiga e untar com manteiga e farinha de trigo. Assar a massa por 25 a 30 minutos a 180 graus. Deixar esfriar, desenformar.

Mousse de chocolate meio amargo
3 ovos
200g de chocolate meio amargo
2 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite

Modo de preparar: Bater as gemas até dobrar de volume. Juntar o açúcar e continuar batendo. Derreter o chocolate e acrescentar à gemada. Juntar o creme de leite batendo sempre. Por fim, as claras em neve (bem batidas mesmo) misturando rapidamente na batedeira. Adicionar, se quiser, licor de cacau para dar um gostinho suave (pode ser 3 ou 4 colheres de sopa).

Ganache de chocolate
150g de chocolate meio amargo
150ml de creme de leite fresco

Modo de preparar: Esquentar o creme de leite rapidamente, por no máximo 30 minutos. Juntar o chocolate picado, fora do fogo, misturando bem.


Montagem
Cortar a massa, em duas artes, após assada. Pode ser utilizada uma linha. Colocar uma das partes da massa em um prato de bolo, pincelar com licor e rechear com a mousse. Cobrir com a outra metade da massa e pincelar o licor. Cobrir com o ganache, decorando como quiser.

Agora é só seguir a receita, fazer os ajustes desejados e VOILÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário